segunda-feira, 14 de junho de 2010

"ESTÓRIAS" DA SELECÇÃO-2- A LESÃO DE FUTRE

A propósito da propalada lesão de Nani na selecção, que ninguém da equipa médica atesta, vem agora, para confundir as coisas, o jogador dizer que fica bom numa semana. Tudo isto me fez recordar um caso que se passou com Futre, em 1990. Daquela vez foi o médico, Camacho Vieira, a dizer publicamente que o jogador não recuperava de uma lesão muscular, a tempo de jogar com a Holanda. Ninguém o levou a sério, mas ele tinha razão.



FUTRE NÃO "DRIBLOU" A LESÃO

Já lá vão uns anitos. Portugal jogava o apuramento para o Euro 92, nas Antas, frente à Holanda. Futre era uma das grandes figuras da selecção. Vestia a camisola do Atlético de Madrid onde era o capitão de equipa e a grande estrela dos colchoneros.

Convocado por Artur Jorge, Futre apresentou-se lesionado no estágio. Tinha uma ruptura muscular acentuada, numa das pernas. Como faltava mais de uma semana para o encontro, Futre fez um teste para ser avaliado pela equipa médica liderada pelo Dr. Camacho Vieira. O diagnóstico foi de que o jogador dificilmente recuperaria. Levantou-se logo uma onda de indignação contra Camacho Vieira, acusando-o de estar a especular perante uma hipótese não confirmada. E a situação foi de tal ordem que Futre foi fazer tratamento para... Madrid.

Eu estava a fazer o acompanhamento da Selecção para a TSF e fiz "marcação cerrada" a todas as peripécias relacionadas com Futre. Perante a ida do jogador para Madrid, para depois voltar nas vésperas do jogo, fui entrevistar o médico Camacho Vieira, uma pessoa sempre afável, que me disse claramente: "só um milagre poderá curar Futre em tempo útil, mas como na medicina não há milagres Futre não tem qualquer hipótese de jogar." E foram essas palavras que foram passadas na rádio, o que voltou a deixar uns quantos responsáveis irritados.

Na véspera do jogo, Futre lá veio fazer o teste. A uma corridinha no relvado secundário do Bessa, seguiu-se a observação médica. O veredicto foi dado: " Futre não recuperou." Não pude fazer outra coisa que não a de realçar  Camacho Vieira e sublinhar aquilo que o médico havia dito antes e que lhe tinha merecido tantas críticas.

Afinal quem sabe, sabe. Camacho Vieira, apesar de ser o responsável clínico da selecção, não foi levado a sério. Mas provou-se que o então médico da "equipa de todos nós" sabia o que dizia e merecia mais respeito de todos os que o criticaram.

Futre não jogou, mas a Selecção venceu a Holanda por 1-0. Marcou Rui Águas, na altura jogava no FC Porto, de cabeça.

NOTA FINAL

Tem-se dito em relação a NANI, que deviam ser os médicos da selecção a atestar publicamente a lesão do jogador para acabar com eventuais especulações. Certo, certo é que com Camacho Vieira isso não resultou. No entanto era o médico que estava com a razão. Estas coisas do futebol têm que se lhe diga, mas se cada um se limitasse a fazer a sua tarefa muitos equívocos se evitariam.

Carlos Severino