domingo, 8 de janeiro de 2012

FUTEBOL - O LÓBI QUE TUDO COMANDA

António Oliveira disse, em discurso directo na RTP, que a Olivedesportos, do seu irmão Joaquim, tudo comanda e influência no futebol português!

Não é novidade, para mim, tudo o que Toninho disse neste seu regresso depois de um tempo em silêncio, aproveitado para tirar uma licenciatura em direito.

Em suma, a Olivedesportos domina, há muito, o Negócio Futebol na FPF, na Liga, nos clubes, Sporting e Benfica. A excepção é o FCPorto que, através de Jorge Nuno, faz lóbi, com J. Oliveira.

Não sei se o vulgar adepto percebe, mas desde eleições, nomeações, transmissões, transferências, viagens, empregos no futebol e não só, equipamentos para estádios, publicidade, multimédia, etc, etc, tudo passa, há muitos anos, pelos mesmos. António Oliveira, ex sócio da Olivedesportos e ex Seleccionador Nacional, vem agora tornar mais credível aquilo que poucos denunciavam com coragem mas pagando um preço muito alto, como é o caso do autor deste registo.

Oliveira, o António, disse também que mais tarde ou mais cedo Domingos vai ser o treinador do FCPorto! Ele sabe do que está a falar.

DIAS DA CUNHA DENUNCIOU E PAGOU O PREÇO

Aqui há uns anos Dias da Cunha denunciou, publicamente, os dois rostos do Sistema, em entrevista que com ele preparei na condição de seu assessor. Em privado, no Estádio da Luz, o ex Presidente do Sporting à frente de conhecidas figuras, confrontado com a coragem de ter apontado os nomes de Pinto da Costa e Valentim Loureiro como os rostos do Sistema, riu-se e disse que havia mais um. Com grande curiosidade todos quiseram saber o nome. Dias da Cunha agarrou em Joaquim Oliveira, ali presente, e disse: " trata-se do 'amigo' Joaquim Oliveira! O visado ficou visivelmente incomodado e com os olhos prometeu vingança. Passados meia dúzia de meses, Dias da Cunha farto de ser insultado e pressionado, saiu do Sporting, para satisfação do lóbi interno que tinha vários braços do chamado Sistema, empenhados em servir os objectivos que outra coisa não eram do que a utilização do bom nome do Clube em benefícios próprios.

Não sei o que vai acontecer. As palavras de António Oliveira têm de ser levadas a sério. Numa altura em que há tanta preocupação com os Maçons, seria de bom tom que este caso de influência lóbista, Olivedesportos e seus pares, pelos danos causados inclusive ao erário público no caso das transmissões televisivas pela RTP que durante anos e anos pagou (amos) balúrdios a uma empresa intermediária só possível com uma classe política muito pouco preocupada com a lisura de processos, fosse investigado a sério.

António Oliveira há cinco anos atrás disse: "mais tarde ou mais cedo, no futebol, vai tudo preso."

Até agora, nada aconteceu. Será que vai continuar assim?

Carlos Severino